Antes de qualquer coisa, devo deixar algo bem claro: sou fã assumida desses três italianos maravilhosos! E não venha falar mal deles perto de mim que desço do salto (mentira, só fico triste mesmo... Se não mato nem uma barata acha que desço do salto? Capaz de eu tropeçar e... Não, esquece o salto, fico só triste mesmo).
Mas voltando ao texto... :D Qualquer pessoa que goste de música lírica, mas também não larga do pop, deve ouvir ao menos uma vez a banda Il Volo. Piero Barone, Gianluca Ginoble e Ignazio Boschetto foram um trio (avá?) de tenores italianos que mesclam a música de estilo clássico (canto lírico e ópera - quem nunca viu O Fantasma da Ópera?) com a música popular (pop, rock, e latina), então imagine a mistura!
Você certamente já ouviu algo sobre o tenor italiano super famoso Luciano Pavarotti, ou Andrea Bocelli, certo? Bem… Imagine um desses senhores simpáticos bem mais jovem e bonito… Imaginou? Agora coloque um óculos vermelho e terá Piero Barone. :D Considerado um tenor spinto, é o dono da voz mais potente do grupo e consegue fazer cada agudo que dá inveja… Vale conferir os solos espalhados pelo youtube, uma pequena mostra da extensão vocal do moço. Ignazio também é um tenor, só que lírico. Assim como Piero, consegue alcançar notas altas muito rápido, tem um tom mais dramático e forte, mas não chega a ser pesado ou tão “poderosa”.
Agora… Sabe aquela voz mais grave e aveludada, que consegue entrar na sua cabeça de forma delicada e discreta? É o Gianluca! Um Frank Sinatra italiano, só que mais bonito. Em um duelo contra Piero, por exemplo, aposto minhas fichas que seria levemente ofuscado, mas, sendo o barítono que é, Gi (olha a intimidade) é mais inclinado ao dramático, pode cantar tanto as notas altas - com certa dificuldade - quanto as baixas… Além de galã é um garoto versátil gente ;)
Lindo, não? É o paraíso ^^
E falando em paraíso… Nesse ano lançaram um clipe maravilhoso (já contou quantos ‘maravilhoso’ tem esse texto? Dá para montar uma lista de supermercado) que já chegou chegando e vencendo festivais italianos, “Grande Amore”. Inicialmente não vemos nada de mais (além das vozes incríveis e das carinhas lindas desses moços), mas... Quem lembra da cena icônica de “Ghost – Do outro lado da vida”?
Ela aparece! E muito bem representada por Ignazio, que surge para ajudar a moça a terminar o vaso de argila... Na verdade ele destrói o vaso, mas ok, é uma cena em que um sorriso vai se abrir em seu rosto, você querendo ou não… E comigo não foi diferente! Exatamente nessa hora quis pegar meus lencinhos e gritar para o mundo: vocês precisam ver o clipe!
E quando estava me recuperando... Aparece meu querido Piero Barone em seus 22 aninhos e óculos vermelho encarnando McFly, de “De Volta para o Futuro”. A mocinha está em perigo e, como um verdadeiro super herói, Piero vem para salvá-la... Apanha um bocado, por pouco não torcem o braço do coitado e quase fui lá para ajudar, mas olha a cara da criança quando consegue:
É ou não é para apertar as bochechas? ^^ Novamente abri um sorriso, só não parecia uma hiena porque não tinha nada engraçado, mas vamos pular essa parte ;) Lembram o que eu disse sobre tenor e barítono? Geralmente é o Piero (vez ou outra o Ignazio) quem faz as notas com maior peso vocal e o Gianluca as graves. Em Grande Amore, inclusive, dá para perceber bem que quando o Piero começa sua voz é grave e calma, quase como se estivesse falando… Mas então a melodia cresce e ele a acompanha até chegar ao agudo, sem qualquer dificuldade. Gente, que voz arrepiante! Parece que te captura de um jeito tão forte que você não vê alternativa, é sem escape! Comigo, ao menos, foi exatamente assim. Deu para perceber que ele é o meu favorito né? Mas os outros também têm seus momentos… Ótimos momentos, aliás. Sofri para escolher só esse clipe viu?
E só para constar: Piero foi o único que se manteve fiel à nós, ilvolovers, e não beijou a mocinha (ufa!). Mas fofuras à parte, o clipe continua e vemos uma ruiva... que encontra o Homem Aranha!
Foi nessa mistura toda de referencias a filmes famosos somados à música maravilhosa (olha a palavrinha aqui de novo) e minha paixão de nascença pela Itália que os rapazes, novamente, conquistaram meu coração… Il Volo junta dois dos estilos musicais que mais amo: pop e clássico. Perceberam o timbre dos rapazes? A melodia românica com um toque mais enérgico? Uma das muitas coisas que gosto neles é que, mesmo em um mundo tão moderno como o nosso, conseguem retomar o estilo clássico perdido e adaptá-lo para o “hoje”. Quem viu Grande Amore encontrou o clássico da ópera, o moderno do pop e três releituras do cinema contemporâneo! Alguém já imaginou ver o Homem Aranha ao som de uma ópera? Eles imaginaram e, depois desse clipe, eu também.
Resultado: tenho uma paixão especial por esses meninos (são mais velhos que eu, mas continuam meninos). São apenas crianças algumas vezes, interagem com os fãs nos shows e amam fazer palhaçada - especialmente o Ignazio -, mas quando abrem a boca se transformam em grandes Pavarotti’s e Bocelli’s. E sabe qual a melhor coisa? Eles vêm para o Brasil em novembro (mês do meu aniversário)!!!
Mas não vou ao show.
Bem… O que posso fazer? Sou uma apaixonada incurável :) Poderia dizer muitos outros clipes desse trio arrebatador, mas meu editor ficaria bravo comigo e não seria legal. Então uma última dica: olhem bem para os meninos que, com a sua idade, têm essa voz maravilhosa (de novo!) e você não!
Mentira, assistam Il Volo, deixem seu comentário e apaixonem-se! Mas não pelo Piero. Gostaria até de deixar uma foto nossa…
... Invejosos dirão que é photoshop ;)